Apesar do desligamento, havia emissoras transmitindo programação

A Kazzttor AMT realizou entre 00:39 e 00:48 de 30 de março, um teste para confirmar o desligamento do sinal analógico da televisão em São Paulo. Os testes consistiram na varredura de canais e captura dos sinais de transmissão ativos detectados. Por determinação da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), as transmissões televisivas seriam interrompidas até as 23:59 de 29 de março. 

Após a varredura, foram detectados 13 canais analógicos com transmissão ativa. Ao realizar a captura, 11 desses canais transmitiam a mensagem de interrupção das transmissões: canais 2 (Cultura), 4 (SBT), 5 (Globo), 7 (Record), 9 (RedeTV), 11 (Gazeta), 13 (Band), 16 (Mega TV), 21 (Rede 21), 32 (Ideal TV) e 62 (TV Brasil). No entanto, os canais 50 (Terra Viva) e 57 (Canção Nova), ainda transmitiam programação normal.

Após nova varredura, horas depois, por volta de 11 da manhã, os canais que transmitiam programação estavam fora do ar.

Os canais que agora transmitem as mensagens de interrupção, continuarão a exibir a mensagem por 30 dias e após este prazo, encerrarão definitivamente suas transmissões.

Como os canais analógicos e digitais não compartilham de um mesmo espectro de frequências, as faixas de frequências utilizadas pelos sinais analógicos serão devolvidas. Se estiverem na faixa de UHF (canais 14 a 69), estarão disponíveis para novas concessões de TV. Já os canais da banda de VHF (canais de 2 a 13) não serão mais utilizados para transmissão de televisão, e sim para a telefonia móvel. Esta faixa de frequências será utilizada pelas operadoras para o sinal 4G. Mas a adoção do espectro não será imediata. Em São Paulo, o sinal somente será ocupado pelas operadoras, quando todo o estado de São Paulo tiver desativado o sinal analógico de televisão.

A previsão é que o desligamento das transmissões analógicas de televisão seja concluída em 2023.

A Kazzttor AMT publicou os resultados do teste em seu perfil no Twitter, agrupando-o em um moments. Acesse https://twitter.com/i/moments/847406778451058691 e confira o resultado.

 

Comente